sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Moradores relatam perdas durante incêndio em favela de SP (Postado por Lucas Pinheiro)

Sob sol intenso, os moradores que ficaram desabrigados após o incêndio da Favela do Moinho, na região de Campos Elíseos, no Centro de São Paulo, se reuniam em frente a uma creche para pegar água e alimentos na manhã desta sexta-feira (23). Entre eles, os relatos de quem perdeu tudo em meio às chamas estão por toda parte.

A auxiliar de serviços gerais Eliene Maria de Jesus, de 38 anos, morava com cinco filhos e um neto em um barraco que ficou completamente destruído. “O meu foi um dos primeiros a ser queimados. A roupinha nova que meus filhos iam usar no fim de ano vão fazer falta, mas eu sinto muito pelas vidas que se perderam”, disse enquanto esperava para pegar um copo d´água. Ela estava em casa na hora do incêndio, mas ainda assim não conseguiu recuperar nada. Eliene não quer ir para albergue. “Ficar em albergue é como ficar na rua. Morar em situação ruim a gente já morava, mas é melhor do que ficar na rua. A gente precisa é de uma moradia.”

A dona de casa Maria Helena Jesus dos Santos, 45 anos, conseguiu sair ilesa do incêndio junto com os cinco filhos, a neta e a nora. Ela passou a noite no galpão da escola de samba 1ª da Aclimação, que fica próxima a uma das linhas da CPTM. “Meu filho faz aniversário hoje e tinha me pedido uma festa de aniversário”. Em casa, ela fazia marmitas para vender. “Eu não tenho marido, preciso me virar, mas fiquei sem casa, sem roupa e sem ter como trabalhar”, afirmou.

“Eu estou um pouquinho triste. Queimou a minha roupa, minha bicicletinha, os copos, os pratos”, contou Amanda Teixeira da Silva, de 6 anos. A mãe dela, Maria Teixeira dos Santos, de 44 anos, pediu abrigo a uma amiga. “Esse Natal vai ser triste”, disse.

Muitos voluntários estiveram na favela nesta manhã. O coronel Jair Paca de Lima, responsável pela Defesa Civil do município, esteve na Favela do Moinho e descartou a interdição de barracos em um primeiro momento. Um abrigo na Rua Anhanguera, no Centro, recebeu durante a noite apenas 24 pessoas, segundo a Defesa Civil. No total, 380 famílias ficaram desabrigadas.

O coronel afirmou que o prédio onde começou o incêndio está com a estrutura comprometida e corre risco de desabamento. Ele será vistoriado posteriormente.

Por volta das 11h30, no local acontecia uma reunião de lideranças locais com autoridades da Prefeitura, de acordo com moradores. A entrada da reportagem do G1 não foi autorizada.

Buscas
Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da segunda vítima do incêndio no segundo andar do prédio. Os bombeiros davam prosseguimento ao rescaldo, porque ainda havia fumaça e pequenos focos na região. Um levantamento detalhado de todos os andares do prédio era feito por 33 homens e três cães farejadores. “Estamos fazendo as buscas para sairmos daqui com 100% de certeza de que não resta nenhum corpo”, afirmou o comandante.

Em algumas partes do prédio, que ainda estavam muito quentes nesta manhã, os cães farejadores não conseguem caminhar e para fazer a vistoria. Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas - entre elas um bombeiro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Incêndio atinge favela no Centro de SP (Postado por Lucas Pinheiro)

Um incêndio atingia uma favela na região dos Campos Elíseos, no Centro de São Paulo, por volta das 10h40 desta quinta-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 10h. Um prédio foi atingido.

Vinte equipes da corporação foram encaminhadas para o local, que fica na altura do número 20 da Rua Doutor Elias Chaves. Por volta de 10h40 ainda não havia informações sobre vítimas ou sobre as causas do incêndio.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi até o local para fazer o resgate de pessoas que estavam no prédio. Diversas pessoas foram retiradas pela corporação.

Nas proximidades da área afetada, uma vila de casas e uma creche foram esvaziadas. Empresas da região liberaram seus funcionários. Botijões de gás foram retirados de um depósito.

A área atingida fica ao lado de uma linha de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por causa do incêndio, a circulação de trens em duas linhas da CPTM foi interrompida - na Linha 7 entre as estações Luz e Barra Funda e na Linha 8 entre as estações Barra Funda e Julio Prestes. Os usuários eram avisados pelo sistema de som das estações.


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Polícia busca suspeito de matar mulher encontrada em mala em SP (Postado por Lucas Pinheiro)

A Polícia já tem um suspeito de ter matado uma mulher e escondido o corpo em uma mala, no centro da capital, na noite deste domingo (18). O Instituto Médico Legal (IML) constatou que a vítima tinha cerca de 20 anos.

A mulher morava com o namorado no apartamento da Rua Luís Porrio, na Bela Vista, no Centro de São Paulo, onde o corpo foi encontrado. Os vizinhos contaram à polícia que o rapaz não aparece no local há dias e também que o casal era usuário de drogas.

Na região existem várias câmeras de segurança. Essas imagens podem ajudar a polícia a descobrir outras pistas do caso.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi chamada pelo síndico do prédio. Ele contou que sentiu um cheiro forte vindo do apartamento e que o morador não aparecia havia cinco dias. O síndico tinha uma chave extra do imóvel e, quando a polícia entrou, encontrou o apartamento todo revirado.

O corpo estava em uma mala grande deixada no chão, com uma sacola em cima. O corpo, já com sinais de decomposição, foi encontrado entre roupas e panos.
 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sangue é achado em apartamento de SP onde havia corpo dentro de mala (Postado por Lucas Pinheiro)

A polícia localizou sangue no banheiro e em um lençol deixado dentro de um balde na dispensa do apartamento na região da Bela Vista, no Centro de São Paulo, onde um corpo foi achado dentro de uma mala, na noite deste domingo (18). O corpo era de uma mulher. O caso foi registrado como homicídio qualificado e será investigado por uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi chamada pelo síndico do prédio, que fica na Rua Luís Porrio. Ele contou que sentiu um cheiro forte vindo do apartamento e que o morador não aparecia há cinco dias. O síndico tinha uma chave extra do imóvel e, quando a polícia entrou, encontrou o apartamento todo revirado.

O corpo estava em uma mala grande deixada no chão, com uma sacola em cima. O corpo, já com sinais de decomposição, foi encontrado entre roupas e panos. Ele acabou levado para o Instituto Médico-Legal (IML). O apartamento passou por perícia. Até a tarde desta segunda-feira (19), não havia informações sobre a identificação do corpo.
 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Defesa Civil decreta estado de atenção para deslizamento em SP (Postado por Lucas Pinheiro)

A Coordenadoria de Defesa Civil decretou estado de atenção para deslizamento (escorregamento) para bairros das zonas Leste, Oeste e Sul de São Paulo nesta quinta-feira (15) por causa da chuva que caiu na cidade ao longo da madrugada. Segundo o comunicado, desde as 8h estão em estado de atenção para escorregamento as zonas Sul e Leste e as regiões do Ipiranga, Jabaquara e Butantã.

A região da Vila Prudente, na Zona Leste, foi uma das mais prejudicadas pela chuva da madrugada por causa do transbordamento do Rio Tamanduateí. A região ficou em alerta por mais de três horas. A chuva que caiu na cidade foi equivalente ao esperado para cinco dias do mês de dezembro.

Outras duas regiões da cidade também ficaram em alerta durante a madrugada – Campo Limpo, com o transbordamento do Córrego do Morro do S, e Ipiranga, com o transbordamento do Rio Ipiranga. Elas deixaram o estado de alerta às 4h.

Na Zona Sul da cidade, muitos motoristas foram pegos de surpresa. A Avenida Roque Petroni Júnior ficou alagada, e carros pararam no meio da enchente. Três mulheres tentaram passar pela água e ficaram ilhadas – elas só conseguiram sair pela janela. A água também invadiu um posto de combustível próximo.

No cruzamento das avenidas do Estado e das Juntas Provisórias carros ficaram quase cobertos. Caminhões que passavam pelo local quase bateram em um carro que parou no meio da enchente. Sob o viaduto Grande São Paulo, a pista ficou alagada, e na via uma fila de carros se formou.

Desabamento
Uma casa desabou e deixou pelo menos uma pessoa ferida no Campo Limpo, na Zona Sul, nesta manhã. Segundo o Corpo de Bombeiros, o estado de saúde da vítima é considerado grave. Ela foi levada para o Hospital Municipal do Campo Limpo. A chuva teria contribuído para a queda da casa.

ABC
A chuva deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção por cerca de três horas. As principais regiões atingidas foram as zonas Sul e Leste, além do ABC. Os córregos Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul, e dos Couros, em São Bernardo do Campo, também transbordaram, causando o bloqueio do tráfego no limite entre São Caetano do Sul e a capital paulista.

A cidade de São Caetano do Sul ainda enfrentava alagamentos no início da manhã desta quinta-feira. Com o transbordamento do córrego Ribeirão dos Meninos, ruas da região da Avenida Guido Aliberti estavam alagadas às 7h20. Carros cobertos pela água foram abandonados. No bairro Fundação, moradores começavam a retirar a lama das casas, que também prejudicava o tráfego nas ruas.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Polícia investiga se universitária foi morta em SP por motivação sexual (Postado por Lucas Pinheiro)

A Polícia Civil aguardava nesta terça-feira (13) os resultados de laudos técnicos para averiguar se a estudante Bianca Ribeiro Consoli, de 19 anos, foi morta por motivação sexual. Sandro Dota, cunhado da vítima e principal suspeito de cometer o crime, foi preso preventivamente na noite de segunda-feira (12) em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Ele nega a autoria do assassinato.

Segundo o delegado Jorge Carrasco, diretor do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), testemunhas afirmaram à polícia que Dota por várias vezes tentou seduzir Bianca, e que ela se incomodava com isso. Os laudos aguardados pela polícia dirão se a vítima sofreu abuso sexual antes de morrer.

Entretanto, Carrasco afirma que, para a polícia, a motivação não é importante. “Todos os álibis do Sandro caíram por terra. Diante da materialidade que a investigação aponta, eu posso concluir que ele é o autor desse crime. O que importa é que o caso está concluído como homicídio qualificado”, afirmou.

Álibi
Após exame genético, foi comprovado que uma amostra de pele localizada debaixo da unha de Bianca era de Dota. O suspeito também usava uma calça com manchas de sangue que, segundo ele, foram causadas por um ferimento que ele sofreu ao tropeçar no batente de uma obra. “A investigação chegou às raias de medir o batente e ele tem 19 cm de altura. O ferimento do Sandro tem 40 cm, mesma altura do degrau da escada da casa da Bianca.”

Além disso, um exame de telefonia coloca o suspeito no local do crime. Segundo Carrasco, Dota fez uma ligação para sua esposa, irmã de Bianca, de dentro da casa da vítima em um horário próximo ao do crime.

Até então, Dota era acusado de latrocínio – roubo seguido de morte – o que já foi descartado pela investigação. “Havia dinheiro na casa, mas nada foi levado”, disse Carrasco.

'Sou inocente'
O suspeito, que sempre negou o assassinato da cunhada, voltou a alegar inocência diante da imprensa quando foi preso nesta segunda. “Sou inocente. Amo minha esposa”, afirmou Dota enquanto saía do DHPP. Ele foi levado por um carro de polícia para o Instituto Médico-Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito.

A defesa de Sandro Dota disse que entrará com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O advogado Ricardo Martins afirmou ao G1 que pretende ingressar com a solicitação de liberdade provisória após ter acesso aos autos do processo.

Procurado nesta terça para comentar o assunto, o promotor Nelson dos Santos Pereira Júnior afirmou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público, que não poderia comentar o caso porque a Justiça decretou segredo. Procurada para falar sobre o caso, a assessoria doTJ-SP informou que iria procurar informações a esse respeito para depois se pronunciar.

O crime
Bianca foi assassinada em 13 de setembro, na casa onde morava com a família, na Zona Leste. O corpo dela apresentava sinais compatíveis com estrangulamento. Segundo a polícia, a princípio Dota teria entrado na residência para roubar porque descobriu que o pai de Bianca guardava dinheiro na casa.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, Bianca estava sozinha em casa no momento do crime. Seus pais haviam saído para trabalhar. A tia da jovem, que mora em uma residência ao lado, estranhou o fato de a janela vizinha estar aberta e o televisor e as luzes, ligadas.

Por volta das 20h, a mãe de Bianca chegou e, por estar sem a chave do portão, pediu para um sobrinho de 10 anos pular o muro para destrancá-lo. Quando a tia e a mãe entraram, encontraram a jovem caída na sala perto de uma porta que dá acesso à sacada.

No dia em que foi achada morta com ferimentos no pescoço, Bianca postou mensagens na página pessoal dela em um site de relacionamentos. Às 12h17 estava escrito “As coisas estão dando certo”, em seguida, aparecia um asterisco e um sorriso estilizado. Às 13h14, escreveu “Deus”, seguido de uma imagem de um coração.

As informações na rede social de Bianca na web foram analisadas pelos investigadores na tentativa de chegar a algum suspeito de ter matado a aluna do curso de administração de empresas. Bianca tinha acabado de conseguir um emprego. Começaria a trabalhar no dia 19 de setembro. Nada foi levado da casa. No dia do crime, ela estava com o dinheiro para pagar a taxa de inscrição de um concurso público. Esse dinheiro também ficou na bolsa dela. O G1 não conseguiu localizar outros parentes de Bianca para falar.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PPS confirma Soninha Francine como candidata à Prefeitura de SP (Postado por Lucas Pinheiro)

 O PPS confirmou neste domingo (11) o nome de Soninha Francine para concorrer à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. A confirmação foi feita no congresso da legenda, durante três dias, na Zona Sul da capital neste fim de semana.

O encontro do PPS reuniu mais de 300 delegados de todo o país. Eles elegeram o novo diretório nacional. O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) segue como presidente. Ele explicou que não haverá grandes mudanças sobre a posição que o partido ocupa hoje.

“Do ponto de vista dos nossos compromissos com o Partido Popular Socialista, evidentemente, que não muda. É apenas a continuidade de uma responsabilidade e redobrada, porque ser oposição no Brasil não é fácil”.

O partido também já definiu pré-candidatos para as próximas eleições municipais. São 20 nomes que vão disputar as prefeituras em 20 capitais.

Nas eleições de 2008, Soninha Francine concorreu à Prefeitura da capital paulista pelo PPS e teve menos de 5% dos votos. “Eu quero fazer debates, discussões. Isso a gente faz o tempo todo”, disse Soninha.

Os líderes do PPS também confirmaram que vão lançar um candidato próprio nas eleições para presidente da República em 2014. O nome ainda não foi definido. Nas últimas duas eleições, o partido apoiou candidatos de outra legenda.

“Existe hoje um mercado de 25 a 30 milhões de votos que não estão aí, que estão flutuando, que a Marina [Silva] mordeu um pedaço. A gente está de olho exatamente nesse público, na rede, no jovem", explicou Raul Jungmann, presidente PPS de Pernambuco.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Prefeitura de SP amplia restrição de caminhões em vias da cidade (Postado por Lucas Pinheiro)

Os caminhões que trafegam pela cidade de São Paulo terão que se adequar a um novo horário de circulação a partir desta segunda-feira (12). A Secretaria Municipal de Transportes irá implantar uma zona de restrição em dez vias na capital paulista com o objetivo de facilitar o tráfego dos demais veículos nos horários de pico.

Com ela, os caminhões ficarão impedidos de circular por algumas avenidas da cidade de segunda a sexta, das 4h às 10h e das 16h às 22h. Aos sábados, a restrição será das 10h às 14h, exceto feriados.

A restrição será na Marginal Tietê, entre a Ponte Aricanduva e a entrada da Rodovia dos Bandeirantes; nas avenidas Salim Farah Maluf, Professor Luis Ignácio de Anhaia Melo, Tancredo Neves, Presidente Wilson, Avenida do Estado, Paes de Barros, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente e na Rua das Juntas Provisórias.

A CET começará a fiscalizar o trânsito destas vias a partir desta segunda-feira, mas apenas para orientação dos motoristas. As multas só passarão a ser aplicadas no mês de janeiro – a data ainda não foi divulgada. A multa para os veículos que desrespeitarem a regra será de R$ 85,12, considerada uma infração média, com quatro pontos na carteira de habilitação.

Alguns veículos serão isentos dessa zona de restrição. Segundo a CET, os Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões de até 6,3 metros de comprimento, caminhões de urgência, socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, obras e serviços de emergência, Correios e sinalização de trânsito emergencial estão liberados.

Das 4h às 10h, os veículos de concretagem e concretagem-bomba, remoção de terra em obras civis, feiras livres, mudanças, coleta de lixo e de transporte de produtos alimentícios perecíveis também estarão liberados da restrição. Das 16h às 20h, somente os de transporte de valores serão permitidos.

De acordo com a companhia, a implantação dessas restrições também visa diminuir o número de ocorrências envolvendo caminhões, principalmente nos horários de pico. A CET promete implantar cerca de 2 mil placas de sinalização pelas vias para informar sobre a nova regulamentação.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Kassab diz que aumento de salário para subprefeitos é ‘justo’ (Postado por Lucas Pinheiro)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta sexta-feira (9) que irá sancionar o projeto de lei que aumenta o salário de 31 subprefeitos de R$ 6,5 mil mensais para cerca de R$ 19,2 mil mensais a partir de 1º de janeiro de 2012. Kassab defendeu o aumento e disse que ele é necessário. “O projeto será sancionado, vamos ser justos. É de minha inspiração, eu defendo esse projeto”, afirmou.

O projeto foi aprovado por 37 votos a favor e 11 contra no fim da noite desta quinta-feira (8). Ele foi encaminhado à Câmara Municipal pelo próprio Kassab, e foi aprovado na íntegra, exceto uma vírgula, em relação ao texto original. O projeto também beneficia os cargos em comissão do nível de direção superior das secretarias, subprefeituras, autarquias e fundações municipais. O chefe de gabinete das secretarias, por exemplo, terá o salário elevado de R$ 5,4 mil para R$ 17,3 mil. Secretários adjuntos, superintendentes, presidentes e diretores de fundação, que hoje ganham menos de R$ 6 mil mensais, passarão a ganhar R$ 18,3 mil mensais.

“Eu deixei propositadamente para encaminhar no último ano de gestão para que ficasse claro que é um legado para a cidade. Entendo que o prefeito, quando se propõe a administrar a cidade, se propõe a fazer com uma equipe. Ele vai convidar as pessoas para serem seus secretários, chefe de gabinete, secretários-adjuntos. Essas pessoas vão deixar o mercado de trabalho por quatro anos, para depois voltar”, disse Kassab. “E ninguém vai deixar seu mercado de trabalho em uma situação pior. Portanto, nós não podemos confundir funcionalismo com esses cargos de confiança, que serão a equipe do futuro prefeito.”

Kassab afirmou que o impacto nas contas públicas – apenas no caso dos subprefeitos, o salário será quase triplicado – é compensado pela eficiência dos funcionários. “Impacto pior é ter pessoas que não são eficientes, que não são competentes. Nós temos que ter eficiência, e isso só com pessoas experientes, capacitadas, e gabaritadas, porque elas vão comandar.”

Segundo o vereador Cláudio Fonseca (PPS), que votou contra, a medida vai elevar o gasto com o pagamento desses servidores de R$ 721 mil mensais para R$ 2,08 milhões mensais.

O prefeito disse também estar preparado para a repercussão negativa que a nova lei pode ter em relação à administração municipal. “É algo que precisava ser enfrentado um dia. Eu aceito passar por essa discussão, eu assumo essa discussão, porque tenho certeza absoluta de que, da nossa parte, é uma colocação honesta, correta e transparente.”

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SP: manifestantes invadem prédio e interditam faixa da Paulista (Postado por Danuza Peixoto)



Um grupo de manifestantes invadiu um prédio na avenida Paulista, na região central de São Paulo, nesta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 13h, o grupo já havia invadido o prédio da Presidência, atual prédio do Banco do Brasil.
O grupo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) luta pelo fim dos despejos. De acordo com a PM, não houve confronto entre polícia e manifestantes. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os manifestantes ocupam a faixa da direita da avenida, no sentido Consolação, na altura do número 1578. Às 14h, a lentidão era causada apenas durante a aproximação.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ex-jogador é condenado pela morte da ex-mulher, dizem advogados (Postado por Lucas Pinheiro)


O ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, de 30 anos, foi condenado na noite desta quarta-feira (7) pelo homicídio triplamente qualificado da ex-mulher, Ana Cláudia Melo da Silva, de 18 anos, ocorrido em março de 2009, segundo o advogado de defesa Mauro Otávio Nacif e o assistente de acusação José Beraldo. O julgamento ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Até as 19h, a pena ainda não havia sido divulgada pelo juiz Marcelo Augusto Oliveira.

O julgamento de Evangelista começou na segunda-feira (5). Durante o interrogatório, ele afirmou que a relação que tinha com a vítima era conturbada. Segundo o ex-jogador, desde o início do namoro a jovem perdia a calma facilmente e em algumas ocasiões chegou a agredi-lo verbal e fisicamente. “Para ela ficar tranqüila, eu tinha que fazer todas as vontades dela”, disse.

Questionado pelo juiz sobre o que ocorreu no dia em que a ex-mulher morreu, o ex-jogador contou que a briga começou quando ele a questionou sobre uma mensagem em seu celular. Naquele dia, Janken, a vítima, o filho do casal, então com um pouco mais de 1 ano e 6 meses, e uma amiga haviam ido a um jogo entre Santos e Corinthians no Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste da cidade.
Depois da partida, o casal e a criança seguiram ao apartamento onde Ana Cláudia morava, na Zona Sul. Após colocar o filho para dormir, Janken disse que ouviu a ex-mulher reclamar com alguém pelo celular sobre o fato de o ex-marido ter ido com o filho ao jogo. Irritado, ele tomou o telefone e leu uma mensagem de um jogador de futebol na qual marcava um encontro íntimo. “Quando eu disse que ia ler essa mensagem para o irmão dela e mostrar quem ela realmente era, ela se descontrolou.”

Segundo Janken, Ana Cláudia avançou em sua direção com uma faca. Os dois caíram e, depois de lutar, ele a esfaqueou 14 vezes.
Prisão
Janken foi preso três dias depois do crime pela polícia da Bahia, em uma estrada de acesso a Minas Gerais. Ele estava escondido em Belo Horizonte e se entregou depois de negociação entre a polícia e a mãe dele. Logo após a prisão, o acusado disse que a morte da ex-companheira havia sido um acidente. “Não era para ter acontecido. Era a mãe do meu filho. Foi um acidente que aconteceu, não tem nada a ver”, declarou em 2009.

Imagens do circuito interno do prédio mostraram a jovem, o filho e o ex-marido após a volta do jogo. Quarenta minutos depois, mais um registro. O suspeito apareceu abotoando a camisa que havia acabado de trocar. E, dessa vez, está só com o filho, sem Ana Cláudia. Um vizinho, que ouviu uma discussão entre o casal, chamou o porteiro, que entrou no apartamento e encontrou a jovem morta.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Obra de Cumbica anunciada para dia 20 tem desabamento (Postado por Erick Oliveira)

O novo terminal remoto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, cuja inauguração foi anunciada nesta sexta pela Infraero para o dia 20 de dezembro, sofreu um desabamento de estrutura da obra por volta das 14h. Segundo a Delta, responsável pelas obras, duas pessoas ficaram feridas sem gravidade. Com isso, a data da inauguração deverá ser reavaliada, segundo a empresa.
Em nota, a Delta informou que "uma parte da estrutura auxiliar de sustentação dos dutos de ar condicionado cedeu na obra do novo terminal de passageiros domésticos do Aeroporto de Cumbica". Os dois feridos foram atendidos e liberados logo após o incidente e a situação na obra foi normalizada.
Inauguração
A data de inauguração do terminal no dia 20 foi anunciada também nesta sexta-feira pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Segundo ele, a previsão era de que o terminal fosse inaugurado ainda antes do término das obras, previsto para 23 de janeiro. Algumas companhias já iniciariam suas operações no local já no dia 20.
“Ele (o terminal) vai começando aos poucos (a funcionar), como foi planejado”, disse Vale. “Esse terminal é um terminal de verdade. Só para voos domésticos e a capacidade dele é de 5,5 milhões de pessoas por ano”, afirmou Vale.
Construído onde ficava o antigo galpão de cargas da Vasp, o novo terminal é remoto, ou seja, desconectado do aeroporto. Fica a cerca de 2 km de distância dos Terminais 1 e 2. Na prática, é o terceiro terminal de Cumbica, embora oficialmente o Terminal 3 propriamente dito ainda esteja em fase de terraplenagem. O Terminal 3 será uma obra da iniciativa privada, tocada pela empresa que ganhar a concessão de Cumbica.
Segundo a Infraero, o novo terminal terá área de 12,2 mil metros quadrados e o valor do investimento é de R$ 85,7 milhões.

As obras do novo terminal começaram em julho e, em setembro, chegaram a ser paralisadas por determinação da Justiça Federal por “contratação sem licitação” da empresa responsável pelo serviço, a Delta Construções S/A. No dia 14 de setembro, entretanto, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou a retomada das obras por entender que a construção tem caráter emergencial, o que justifica a dispensa de licitação.