segunda-feira, 13 de junho de 2011

'Estilista das grandes festas' desfila no primeiro dia de SPFW (Postado por Erick oliveira)

Um estilista de grandes festas – é assim que Samuel Cirnansck se define. Eleito de Juliana Paes e Xuxa, o designer paulistano, que vai desfilar nesta segunda-feira (13), primeiro dia de São Paulo Fashion Week, recebeu o G1 em seu ateliê, na capital paulista, para falar sobre a carreira o verão 2012 que apresentará na passarela.

“Nesta coleção, olho para a minha cliente e quero contemplá-la com vestidos”, adianta. O estilista, que desfilou pela primeira vez na SPFW em 2005, confirma a presença de uma noiva na passarela. “Com a Kate Middleton, acho que vamos ter um boom de noivas e casamentos", diz.

Cirnansck aprovou o vestido de Kate, desenhado pela britânica Sarah Burton, da marca Alexander McQueen. "Ela foi consciente de quem é: uma plebeia", avalia o estilista.
O ateliê de Cirnansck, no Jardim América, é um lugar reservado e aconchegante para receber noivas, madrinhas e debutantes. “Se a noiva tem problema com a coxinha e o brigadeiro, aqui ela não vai ter. Aqui é a solução”, diz o estilista, que tem uma lista de famosas entre suas clientes.
“Fazer o vestido de noiva da Juliana Paes foi o momento mais importante da minha vida. Ela é uma mulher muito conhecida no Brasil e fora e, quando eu visto uma mulher em evidência, é bacana para mim porque as pessoas conhecem meu trabalho”, avalia Cirnansck.
Inspirado em grandes estilistas como Christian Dior e Yves Saint Laurent, Cirnansck trabalha para evidenciar a individualidade da cliente. “Uma mulher, quando vai casar, quer ser ela mesma. Não quer chegar e ver 200 vestidos prontos e tentar encontrar sua personalidade em um desses”, defende.
Para o estilista, a melhor oportunidade de as mulheres mostrarem a personalidade é no tapete vermelho. “Quando ela vai receber um prêmio, está aí a mulher com toda a atitude, dizendo quem é e provando seu valor no mercado não só pela roupa”, diz.
Mulher-mesaApesar de o glamour nortear as criações de Cirnansck, o estilista não deixa de lado o trabalho mais conceitual e autoral em suas coleções. E se permite algumas ousadias.
Caso do desfile que promoveu no inverno 2010 da SPFW, no qual apresentou uma coleção com modelos "vestidas" de mesa, travesseiro e abajour, inspirada no mobiliário do carpinteiro inglês Thomas Chippendale.
“Não era a mesa que estava na passarela: era o sonho da mesa, o sonho de ser agressivo e doce, diferente do que somos todos os dias”, explica.

Para ele, a moda pode ser lúdica e bem construída. “Você não vai passar na catraca do ônibus com uma mesa. É para isso que existem as calças jeans e as roupas mais confortáveis”, brinca.
GallianoSobre a polêmica envolvendo o estilista John Galliano, que foi afastado da maison Dior este ano por fazer declarações antissemitas, Cirnansck discorda do rumo que a história levou.
“Acho que temos mais problemas no mundo do que esse. Só espero que a carreira de Galliano não acabe de uma forma tão ruim porque ele é uma pessoa brilhante, que contribuiu muito para a moda”, teoriza.
Nesta temporada, o estilista promete uma coleção diferente e moderna, com a novidade de um trabalho inspirado em figuras geométricas. “Procurei unir a tecnologia e o romantismo. A coleção é bem doce, mas com pitadas de agressividade”, conta. Perguntado se vão aparecer famosas na passarela, Cirnansck – que já teve a atriz Grazi Massafera em um de seus desfiles – faz mistério. “Talvez tenha. Serei muito grato se elas puderem me emprestar sua luz e sua estrela”.
O desfile de Cirnansck na SPFW acontece nesta segunda-feira (13), às 20h15. Neste primeiro dia de desfiles, também apresentam coleções as grifes Animale, Tufi Duek e Reserva.
Em sua 31ª edição, a maratona de moda paulista terá apresentações de 35 marcas, mostrando as tendências do verão 2012.
Veja quem desfila no primeiro dia de SPFW:
Animale – 17h
Tufi Duek – 19h
Samuel Cirnansck  – 20h15
Reserva – 21h30

Nenhum comentário: