sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Defesa Civil interdita casas após desabamentos na Zona Sul de SP (Postado por Lucas Pinheiro)

A Defesa Civil de São Paulo interditou nesta sexta-feira (27) dez casas após o desmoronamento de três delas na Rua Constantino Sérgio, no bairro Pedreira, na Zona Sul da cidade. Elas ficam à beira de um córrego. Inicialmente, a Polícia Militar e os bombeiros informaram que apenas uma residência havia sido destruída.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas sem ferimentos.  O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a ser acionado.

Segundo José Guerino Lúcio, coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura de Santo Amaro, sete famílias foram afetadas pelas interdições. “A maioria ficará na casa de amigos ou parentes. Apenas uma disse não ter condições e receberá auxílio da assistência social”, disse.

Moradores das casas destruídas disseram ao G1 que já haviam sido notificados de que estavam em uma área de risco. A merendeira Edilaine Porto da Silva, de 38 anos, disse que no início da tarde sentiu o chão tremer. “Eu ia sair às 17h, então fui tomar banho. Nisso, meu filho gritou para mim: ‘Mãe, está tudo caindo’. Eu saí correndo, toda ensaboada”, conta.

Vizinha de Edilaine, a dona de casa Creusa Vieira da Silva, de 44 anos, viu as paredes de sua casa racharem. “Na hora estava chovendo. A calçada começou a cair e as paredes começaram a rachar. Foi muito rápido, foi um desespero”, disse. Assim que ela percebeu as rachaduras, ligou para os bombeiros.

Equipes da corporação chegaram rapidamente e fizeram o resgate através de uma abertura no telhado da casa do vendedor José de Assis, de 57 anos. Marido da merendeira Edilaine, ele trabalhava na hora do acidente. “Minha mulher me ligou e eu vim correndo, mas antes liguei para os bombeiros. Quando cheguei, eles já estavam lá e eu mostrei que dava para retirar o pessoal pelas telhas”, disse.

Agora, os moradores temem apenas que seus pertences sejam furtados. A Defesa Civil, porém, informou que irá providenciar a remoção dos móveis e a transferência deles para as casas onde as famílias irão se abrigar.


Nenhum comentário: