terça-feira, 23 de agosto de 2011

'Não tenho problema com a Justiça', diz novo prefeito de Campinas (Postado por Erick Oliveira)

O novo prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), afirmou no início da tarde desta terça-feira (23), que tem certeza de que será absolvido da acusação de envolvimento em um esquema de corrupção na gestão do seu antecessor. O novo chefe do executivo é citado pelo Ministério Público no mesmo processo que terminou com a cassação do Hélio de Oliveira Santos (PDT). Vilagra afirmou não ter “problema com a Justiça”.
Quando questionado sobre a postura do PT que apoiou a cassação de Dr. Hélio, mas, segundo ele, apóia a sua gestão, Vilagra declarou: “Estou assumindo porque tenho convicção de que sou uma pessoa livre. Eu não tenho problema nenhum com a Justiça”, afirmou o novo prefeito.
Vilagra não quis comentar a iniciativa do PSDB que, logo após a sua posse, entrou com um protocolo para a criação de uma comissão processante e de um pedido de afastamento para o novo chefe do Executivo. “Isso aí é uma decisão da Câmara, que é um poder independente. Não me cabe comentar se eu sou contra ou a favor. Tenho certeza que as acusações que pesam contra mim, a Justiça vai me liberar. Eu não tenho nada que leve a cassar o meu mandato”, declarou.
Em outro momento, o prefeito disse que, em caso de condenação, ele mesmo colocará seu cargo à disposição. “Amanhã ou depois, se porventura for condenado, não precisa nada de comissão processante. Eu mesmo vou colocar meu cargo à disposição, vou renunciar.”
Dinheiro em casaQuanto aos casos de corrupção que já estão sendo investigados, ele afirmou que fará uma administração transparente. “Aqui em Campinas, não vamos compactuar com o erro”, disse. A respeito do montante de R$ 60 mil que foi encontrado em sua residência, no mês de maio, na megaoperação feita pelo Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil, que culminou com a prisão de 11 suspeitos de envolvimento com um esquema de corrupção, Vilagra afirmou que tem o hábito de manter dinheiro em casa desde os tempos do governo militar, quando ele não podia ter uma conta bancária.
“Eu aprendi a deixar dinheiro em casa. É um costume que eu tive e tenho até hoje. Eu tenho receita que justifique e o meu patrimônio é condizente com aquilo que eu ganho”, afirmou. Em maio, quando houve a operação, o próprio Vilagra teve a prisão decretada pela 3ª Vara Criminal de Campinas.
Ato falhoDurante o seu discurso de posse, Vilagra cometeu um deslize e afirmou que seu mandato irá a até o fim de 2011, quando na verdade a previsão do término é em dezembro de 2012. O engano foi corrigido logo em seguida. Durante a coletiva, o prefeito voltou a fazer uma referência errada sobre a duração de seu mandato. “Tenho certeza de que a Câmara dos vereadores, que a sociedade civil organizada de Campinas vai estar junto comigo para que possamos fazer essa transição democrática de uma forma transparente para que o próximo governo, que vai assumir o ano que vem, tenha em Campinas uma cidade organizada, com serviços públicos funcionando”, declarou Vilagra.
Plano de MetasO novo prefeito afirmou que não irá promover uma mudança no secretariado de imediato. Ele também afirmou que pretende colocar em prática o plano de metas que já foi aprovado para o município. Em seu discurso de posse, ele afirmou que o município tem um déficit importante na área da habitação e de creches. O prefeito também declarou que vai entrar em contato com diferentes setores da sociedade para escolher quais serão as suas ações prioritárias.

Nenhum comentário: